Conheça o Leandro

Origem

Aldeia Curumim

Nascido em 1982, filho dos médicos João Franzen e Nadhia Portugal, irmão da Cecília, Leandro passou grande parte da infância entre Pendotiba, onde estudou na Aldeia Curumim, e Itaipu, onde morava. Na adolescência, passou a morar em Icaraí, estudando no Colégio Nossa Senhora da Assunção, em São Francisco.

formação

Posteriormente, formou-se em Direito pela PUC/RJ. Neste período, teve a oportunidade de estagiar na defensoria pública do Rio de Janeiro e no Ministério Público do Trabalho e foi superintendente da Secretaria de Assistência Social do Estado do Rio de Janeiro, despertando assim, de vez, sua vontade de fazer política de forma simples e prática, pensando em ajudar as pessoas.

legislativo

Leandro Portugal, exercendo a presidência da Câmara

Foi eleito vereador pela 1ª vez em 2016, com 4.088 votos. Logo no primeiro ano de mandato, atuou como presidente interino da Câmara/

Vem pautando seu trabalho na luta por diversos segmentos, como: defesa animal, agroecologia, meio ambiente, geração de empregos, saúde, sustentabilidade entre outros.

Foi o responsável por levar à Brasília a luta contra a concessionária de energia elétrica ENEL, o que resultou em audiência pública na Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara dos Deputados.

destaque parlamentar

Reeleito em 2020. Leandro Portugal se destaca como um dos vereadores com maior atuação parlamentar na Câmara Municipal de Niterói, tendo sido reconhecido como Líder da Organização RAPS Brasil, uma rede de ação política pela sustentabilidade.

Algumas conquistas importantes:
– Lei que proíbe a circulação de motos barulhentas.
– Castramóvel em Niterói.
– Lei que criou o SIM (Selo de Inspeção Municipal), gerando oportunidade e renda para produtores familiares.
– Lei contra a soltura de fogos barulhentos.
– Audiência pública em Brasília contra os abusos da concessionária de energia ENEL.
– Projeto de Lei pela construção de um Hospital Público Veterinário.

Muitos outros projetos de lei apresentados, como: bueiros inteligentes e lixeiras subterrâneas, proibição da venda e distribuição de sacolas e canudos plásticos,criação de diversos “Parcões” na cidade, projeto Adote uma Praça, obrigação da instalação de bloqueadores de ar nos relógios de medição da Águas de Niterói, fechamento da orla da Boa Viagem aos finais de semana para lazer e muito mais.

Participe da nossa campanha!